segunda-feira, 24 de novembro de 2014

América Latina e Brasil - 1942

 As pessoas nunca pensam como seria realmente a A.L. e o Brasil em caso de vitória do Hitler. Sempre se fala que seria uma desgraça sem precedentes, mas dependendo do ponto de vista e da região em que vc vive, a sua vida seria sim, um inferno na terra, ou poderia estar bem melhor. Veja porque:
 A Argentina foi aliada não declarada de Hitler desde o início da guerra, e Hitler tinha prometido à Argentina todo o continente latino-americano de "presente". Bom não temos como saber se isto era realmente verdade, mas com certeza Hitler se já não estivesse associado a Argentina, o teria feito, então:
  - A Argentina ocuparia o Paraguai e o sul do Chile, por motivações históricas e políticas.
  - A Argentina ocuparia a região de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia por questões econômicas (gâs natural). Essa ocupação se daria alguns anos mais tarde, pois em 1942 ainda não se sabia que o gâs estava em Santa Cruz.
  - Por ter pouca população na época e condições limitadas de construir um grande exército, as anexações argentinas parariam por aí.
  - No restante do continente a Argentina utilizaria uma influência política e militar, mas sem intervenção direta. Apenas controlaria os demais países para que não "saíssem da linha".
  - Tal influência não existiria sobre o Brasil.
  - O Uruguai também não seria incomodado pela Argentina, haja vista a histórica aliança entre os dois países.
  - Apesar de não ser incomodado pela Argentina, o Brasil sofreria grandes mudanças, quais seriam:
  - São Paulo, que já havia ensaiado uma guerra separatista em 1932, e, agora podendo buscar apoio na Alemanha de Hitler, tentaria novamente ser independente. Como Getúlio Vargas, presidente brasileiro na época, tinha se aliado secretamente aos EUA (embora só fosse apoiar abertamente no final), Hitler não pensaria duas vezes em enviar algum general menos importante e uma divisão para apoiar os paulistas, e concretizar a formação do novo país.
  - A República Paulista passaria a existir de fato e de direito.
  - A região Sul-brasileira, devido a grande população descendente de alemães e italianos, passaria a ser influenciada diretamente por Hitler, e mesmo que não desejassem, acabariam forçados a formar uma nova nação independente, sob controle e influência direta do Fuhrer.
  - É provável que esta região acabasse transformada em uma federação, e que com isso, a metade sul do Rio Grande do Sul, acabasse se desligando da federação e passasse a integrar o Uruguai, concretizando o plano de união desenhado desde a Guerra Farroupilha.
  - O restante da nova federação receberia grandes investimentos do Reich, principalmente na área industrial, fomentando a melhor qualidade de vida, e a maior renda per capita da América Latina.
  - Sem a região Sul, forçada por Hitler a declarar independência, e sem São Paulo, o Rio de Janeiro, então capital federal, se veria em grande dificuldade econômica, e sem condições de "bancar" o Brasil, declararia sua própria independência, passando a vender petróleo barato ao Reich, e se transformando em destino turístico da elite alemã. Também permitiria a construção de uma grande base naval alemã em seu território.
  - Belo Horizonte, passa a ser a maior cidade brasileira, e sendo o estado mais "brasileiro" de todos, assume o controle do restante do país. Para manter a ordem interna, é instaurada uma ditadura militar, sob controle mineiro, no que restou do Brasil.
 - Brasília nunca será construída.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial